APRESENTAÇÃO

O Curso de Pedagogia – Licenciatura, do Centro Universitário FACOL (UNIFACOL) está em funcionamento desde 2007, tendo sido autorizado pela Portaria SESU/MEC no 764, de 13/09/2007, publicada no DOU de 14/09/2007. O reconhecimento inicial do curso se deu pela Portaria MEC Nº 286, de 22/07/2011, tendo sido renovado sucessivamente pelas Portarias Nº 286, de 21/12/2012, Nº 1.093, de 24/12/2015, e Nº 916, de 27/12/2018, esta última publicada no D.O.U. em 28/12/2018 (conforme ciclos avaliativos do SINAES e participação no ENADE).

Objetivos do curso

O curso de licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de professores para o exercício da docência na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

Proporciona aos futuros profissionais da educação a realização de estudos teórico-práticos, investigação e reflexão crítica, de modo a abranger a docência como eixo norteador do trabalho pedagógico, que compreende também a organização e gestão de processos educativos em diferentes contextos escolares e não escolares.

Campo de atuação

As atividades docentes compreendem participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando:

I – planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da Educação;

II – planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas não-escolares;

III – produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares.

O Pedagogo atua no(a):

  • Educação Infantil;
  • Ensino Fundamental, em suas séries iniciais;
  • Ensino Normal Médio;
  • Educação de Jovens e Adultos.

Além disso, poderá atuar em:

  • Cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar;
  • Gestão e coordenação pedagógica na escola básica;
  • Áreas emergentes do campo educacional, nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos, em espaços escolares e não escolares;
  • Em universidades e outras instituições públicas (como Tribunais de Justiça), bem como em empresas do setor privado e organizações sociais que necessitam da atuação do Pedagogo.

Coordenador:
Cristiano Dornelas de Andrade (http://lattes.cnpq.br/4693880508708286)
E-mail: pedagogia@unifacol.edu.br
Telefone: (81) 31141200

Duração do curso: 04 (quatro) anos, divididos em 08 (oito) semestres letivos.

Horário de funcionamento:  19h às 22h (eventualmente, algumas aulas, atividades práticas, estágios e atividades complementares poderão ocorrer no turno diurno – manhã e/ou tarde, inclusive aos sábados).